BOLSA UNIVERSITÁRIA
Responsável: Governo do Estado de Goiás
Comentários desativados em BOLSA UNIVERSITÁRIA

Mais de 16 anos de existência e mais de 130 mil alunos inseridos em instituições de ensino superior da rede privada. Essa é uma pequena parte da história do Programa Bolsa Universitária, criado em 1999, na primeira gestão do Governador Marconi Perillo.bolsa

Mais uma vez o PSDB faz história na área de políticas sociais.  Segundo o próprio governador, os primeiros resultados do programa fizeram com que 16 estados brasileiros copiassem a metodologia do Bolsa Universitária.  O ProUni, do governo federal é fruto da experiência do programa de Goiás.

O Bolsa Universitária é realizado em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás, que executa o programa.  O eixo da ação é uma das premissas do PSDB: a Educação é a grande ponte para a inclusão social sustentável.  E Goiás investiu nisso. A evolução dos indicadores sociais do estado mostra que a opção foi correta.

Em 2007, quando foi criado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Goiás ocupou o 16° lugar no ranking dos estados brasileiros.  Em 2013, o estado teve o melhor índice nacional – 3,8.

 

O Programa

O Bolsa Universitária é voltado para estudantes que não têm condições de custear um curso superior em instituições de ensino privadas. Para garantir sua formação, o governo do estado oferece uma bolsa parcial, que atende os alunos com renda bruta familiar de até seis salários mínimos e uma bolsa integral que apoia aqueles com renda bruta familiar de até três salários mínimos. O programa também considera o desempenho acadêmico do aluno para a definição do valor da bolsa.

O programa estabelece como contrapartida do estudante a prestação de serviços em instituições governamentais ou não governamentais, com carga horária que não atrapalhe seus estudos.

Há dois anos Bolsa Universitária estabeleceu novos critérios para o credenciamento das instituição de ensino, que precisam demonstrar a sua qualidade acadêmica sistematicamente.  Todas as instituições conveniadas devem atender os parâmetros de eficiência determinados pelo Ministério da Educação (MEC).

Conheça o programa em http://www.ovg.org.br/post/ver/164130/bolsa-universitaria