GERÊNCIA DE ASSSITÊNCIA AO EDUCANDO
Responsável: Prefeitura de Teresina
Comentários desativados em GERÊNCIA DE ASSSITÊNCIA AO EDUCANDO

Integração para garantir a educação

As diferentes gestões do PSDB na Prefeitura de Teresina contribuíram de fato para alguns avanços fundamentais na gestão e na qualidade de vida no município. A Secretaria Municipal de Educação, por exemplo, avança, desde 2006, na relação com os alunos da rede pública de ensino e suas famílias, buscando a melhoria dos índices educacionais do município.

Identificando, com muita clareza, que inúmeras vezes o problema da criança com dificuldades de aprendizagem está nas suas condições de vida fora da escola, a Secretaria implantou a Gerência de Assistência ao Educando.

As escolas contam com profissionais de Assistência Social para ações especiais junto às famílias dos alunos da rede pública de ensino de Teresina que, como em todas as cidades brasileiras, tem um número significativo de crianças vivendo em situação de pobreza e privações sociais.

A experiência da Secretaria com intervenções junto à crianças que passavam o tempo fora da escola vagando nas ruas, inclusive passando fome, consolidou a percepção de que a causas da evasão, das dificuldades de aprendizagem e das faltas podem ser geradas nas condições de vida da família da criança.  Daí a importância de um atendimento que possa intervir para apoiar o aluno e seus responsáveis, garantindo a valorização do processo educacional e da escola.

A Gerência de Assistência ao Educando conta com uma equipe interdisciplinar que trabalha identificando junto às famílias os problemas que mais afetam o aprendizado dos alunos – desde a falta alimentação adequada até negligência, trabalho infantil, maus tratos.

Integrando família, escola, comunidade

A importância desse trabalho foi validada, e mais uma vez à frente da Prefeitura de Teresina, Firmino Filho reconhece a importância da ação social. A Gerência cuida das questões relacionadas às condições de vida do aluno, à participação comunitária e também elementos como transporte e merenda. São seis assistentes sociais, cinco nutricionistas, pedagogos e estagiários.

Esses profissionais têm a missão de consolidar as pontes entre os diferentes atores da comunidade escolar, envolvendo pais, alunos, professores num esforço de compreender a realidade na qual vivem os estudantes e criar as estratégias necessárias para garantir a sua permanência na escola. O conhecimento sobre os problemas relacionados ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes é também fundamental para a identificação das reais causas de faltas e evasão.

E, frente a problemas tão complexos, é necessário convocar outras políticas setoriais para somar forças em busca de soluções sustentáveis. As áreas de Saúde, a Assistência Social, Habitação e os Conselhos Tutelares são parceiros permanentes.

Toda criança na escola

Uma das ações fundamentais da Gerência de Assistência ao Educando é fazer valer o direito de toda criança à matrícula na escola. Em anúncio sobre o período de matrícula para 2014, a Prefeitura informa: “caso a criança não possua certidão de nascimento, a Secretaria Municipal de Educação assegura a matrícula do candidato, sendo necessária a comunicação da escola para a Gerência de Assistência ao Educando, que tomará os encaminhamentos necessários”.

Garantir direitos pode requerer a formação de pequenos exércitos. Em Teresina, Assistência Social e Educação uniram forças para criar condições de manter suas crianças na escola, direito número um da criança e caminho para a inclusão sustentável.

 

Saiba mais sobre a Gerência de Assistência ao Educando em http://www.semec.pi.gov.br