CIRCUITO DO TRABALHO
Responsável: Prefeitura de Manaus
Comentários desativados em CIRCUITO DO TRABALHO

A Prefeitura vai onde o povo está

O Projeto Circuito do Trabalho, da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento, da Prefeitura de Manaus, coloca em movimento uma série de ações que chegam aos bairros e comunidades do município, levando pró-ativamente aos moradores a oportunidade de conseguir um trabalho, tirar documentação e buscar mudanças.cic emprego

Desde 2013, a prefeitura vai aos bairros com diversos serviços e chega a fazer mais de mil atendimentos num único dia. O Circuito do Trabalho leva, de forma itinerante, os serviços do Sistema Nacional de Emprego, SINE, até onde está a população que mais precisa e que tantas vezes deixa de acessar os benefícios do sistema por falta de informação e dificuldades originadas na própria condição de pobreza.

Trabalhadores e Prefeitura em movimento

A Prefeitura de Manaus decidiu que não basta oferecer um serviço e esperar que o cidadão venha em busca dele. O poder público deve ser organizar para levar àqueles grupos mais excluídos o acesso real às a informação e oportunidades concretas de inclusão, uma vez que a exclusão tem como um de seus eixos o isolamento e a dificuldade de acesso às políticas públicas.

Essa estratégia de oferecer serviços itinerantes, que cheguem ao trabalhador desempregado, ao jovem que quer entrar no mercado de trabalho, à mulher que ainda não tem a Carteira de Trabalho, é o grande diferencial da atual política de geração de trabalho e renda no Município de Manaus. A cada nova edição do Circuito, os depoimentos das pessoas indicavam a importância de fazer chegar ao nível local os serviços públicos básicos.

O Circuito do Trabalho leva ao morador a oportunidade de fazer o cadastro para oportunidade de emprego; fazer o requerimento do Beneficio Seguro-Desemprego; obter a Carteira de Trabalho e Previdência Social e ser encaminhado para os Postos de Trabalho e entrevistas.  No momento do cadastro o cidadão recebe todas as orientações de que precisa para entrar no mercado de trabalho, como informações de como ingressar em cursos profissionalizantes.

O Circuito do Trabalho levou também oferta de vagas em diversas áreas, como construção civil, no comércio e indústria. Os eventos também promovem palestras sobre possiblidades de geração de renda, como a economia solidária, e a importância da qualificação profissional.

A Prefeitura de Manaus continua em movimento e cidadania, direito e promoção vão até onde for preciso para tornar cada morador um cidadão.

http://semtef.manaus.am.gov.br