INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA NO ESTADO DO PARÁ
Responsável: Governo do Estado do Pará
Comentários desativados em INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA NO ESTADO DO PARÁ

Sustentabilidade e organização para famílias paraenses

O Pará utiliza o Cadastro Único para obter um avanço significativo no processo de promoção das famílias de mais baixa renda. Com a clareza de que não basta transferir renda para que a população mais pobre consiga realmente sair da condição de vulnerabilidade, o governo do estado formulou o Projeto Inclusão Sócioprodutiva para otimizar o potencial produtivo das famílias que vivem da pesca, extração e aproveitamento do açaí e da fabricação de farinha, entre outras ocupações.

7859781c6c40d72273b27d8872c97077

O objetivo é gerar oportunidades de trabalho e renda às famílias paraenses em vulnerabilidade social e econômica, prioritariamente aquelas incluídas no Programa Bolsa Família, a partir da identificação das possibilidades e vocações regionais e, mais que isso, investir na capacitação e organização dos grupos produtivos.

O Projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e foi retomado em 2011, no início da gestão de Simão Jatene, depois do reequilíbrio das contas do estado.  As ações alcançam municípios em diversas regiões, que são alvo de projetos de fortalecimento e também implantação de cadeias produtivas, por meio da organização e qualificação de empreendimentos nas áreas urbanas e rurais, que envolvam famílias em risco social.

A meta é chegar a mais de 10 mil famílias, moradoras de 29 municípios.O foco é a capacitação e articulação das cadeias produtivas do açaí, da pesca, da farinha e dos resíduos sólidos, além do segmento de supermercados.

O processo começa com o cadastramento das famílias, passa pela qualificação e finalmente chega ao momento de organização em cooperativas.

A capacitação das famílias tem duração de 120 horas, distribuída em módulos básicos sobre gestão propriamente dita e outros temas específicos, voltados para a melhoria da compreensão do próprio processo de inclusão no mundo do trabalho. Assim, o projeto ministra aulas e palestras sobre comportamento pessoal, saúde do trabalhador, relações interpessoais, educação ambiental; trabalha também os conceitos e práticas de liderança e gestão, motivação de equipe, vendas e marketing, associativismo e cooperativismo, contabilidade básica e aula prática dentro da cadeia produtiva.

Esse é um movimento fundamental de promover a autonomia das famílias que, apesar de efetivamente viverem do manejo do açaí, da produção de farinha, da pesca, etc. não receberam capacitação no sentido de tornar sua atividade realmente produtiva e rentável. Mais do que isso, o projeto se volta para a organização das famílias, criando uma nova cultura de incentivo à economia solidária e busca de autonomia financeira.

Conheça mais sobre o Projeto de Inclusão Produtiva no Site do Governo do Pará.

Nossos consultores também estão sempre disponíveis para tirar suas dúvidas. Agende uma conversa conosco pelo e-mail consultores@portalsocialdobrasil.org.br

Consultor
Click a free day to apply for an appointment.
 
SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
SuMoTuWeThFrSa
23/06/2017
6:00
8:00
10:00
12:00
14:00
16:00

Please check the appointment details below and confirm: