VIA RÁPIDA EMPREGO
Responsável: Governo do Estado de São Paulo
Comentários desativados em VIA RÁPIDA EMPREGO

Com qualificação profissional em curto prazo, ajuda financeira e foco.  É assim que o Via Rápida Emprego resolve a vida de quem precisa de trabalho. O único pré-requisito é que a pessoa seja alfabetizada.

O programa do governo do estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, oferece uma oportunidade real de ingresso ou reingresso no mercado de trabalho para aqueles que mais precisam de apoio e qualificação gratuita. Qualquer pessoa maior de 16 anos pode se inscrever, mas precisa saber que a prioridade é para os desempregados, com maior idade, mais baixa escolaridade, mulheres chefes de família e outras pessoas responsáveis pelos familiares.

O Via Rápida Emprego também procura alcançar públicos específicos como os jovens estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda – Ação Jovem e Renda Cidadã -, reeducandos em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.  A proposta, aqui, é focar nos mais vulneráveis ou que apresentam maior risco, como os jovens estudantes.

O Ensino Médio tem se constituído um gargalo na trajetória dos jovens brasileiros, com altos índices de evasão e repetência. Um emprego pode ser um fator de estímulo para a conclusão do segmento e ascensão profissional.

Para estimular o processo de qualificação, o Programa oferece também uma bolsa-auxílio de R$ 210,00, durante o curso, aos desempregados que não recebem seguro desemprego ou outro benefício.  O material didático é gratuito e todos os alunos recebem um auxílio-transporte de R$ 120,00.

A partir de um diagnóstico das demandas regionais, baseado nas informações do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico elaborou o cardápio de cursos básicos de qualificação profissional. Estes cursos devem efetivamente formar pessoal qualificado para preencher postos de trabalho ou montar negócios que atendam ao potencial econômico local.

São mais de 150 modalidades de cursos, com duração de até três meses, nas áreas de construção civil, comércio, serviços e indústria. São cursos de camareiro, assistente administrativo, assistente de logística, agente de turismo, modelagem industrial, costureira, mecânico em diversas modalidades, pedreiro e mestre de obras, panificação, pintor, soldador, recreador, entre muitos outros. Ou seja, há oportunidades para todas as habilidades e talentos.

As salas de aula foram distribuídas estrategicamente, de acordo com as demandas regionais.  Para aproximar os cursos dos alunos potenciais, foram criadas, também, unidades móveis que possuem laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.

É formação de qualidade, planejada e comprometida com o sucesso do trabalho e dos trabalhadores.

Veja mais em http://www.viarapida.sp.gov.br/