ASSESSORIA ESPECIAL DA JUVENTUDE – GARANTIA DO DIÁLOGO
Responsável: Governo do Estado do Paraná
Comentários desativados em ASSESSORIA ESPECIAL DA JUVENTUDE – GARANTIA DO DIÁLOGO

jovensEstado do Paraná, com cerca de 25% de sua população constituídos por jovens entre 15 e 29 anos, segundo o Censo 2010, tornou realidade um compromisso do seu plano de governo: criou a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude, AEJ.  Um grande passo para otimizar os programas e projetos destinados aos jovens, por meio da articulação das diferentes secretarias e órgão do governo que desenvolvem ações para a juventude.

Os governos do PSDB têm se destacado na promoção de ações que têm como premissa a articulação e a consolidação de redes de projetos e serviços. A ideia é romper com as práticas que mantêm ações isoladas, sem promover a interlocução entre as diferentes áreas.

As metas da Assessoria Especial de Juventude buscam garantir um novo patamar na inclusão e participação dos jovens paranaenses:

  • Elaboração da Política Estadual da Juventude, em conformidade com a Política Nacional de Juventude.
  • Garantir a articulação entre os órgãos do governo do estado.
  • Buscar a articulação com os órgãos e entidades federais, estaduais, municipais e Internacionais para promover a intersetorialidade das ações voltadas para a juventude.
  • Promover ações que visem estimular o desenvolvimento do associativismo e do voluntariado jovem.
  • Fomentar a cultura do empreendedorismo jovem, em articulação com as demais esferas de governo e com a sociedade civil.
  • Incentivar e promover ações de capacitação e desenvolvimento de jovens lideranças na área política, educacional, artística e esportiva.
  • Estimular o acesso de jovens a bens públicos, equipamentos esportivos, educacionais e culturais e às atividades que favoreçam o desenvolvimento de aptidões profissionais e sociais, com o objetivo de contribuir a conscientização e a prática cívica dos jovem.
  • Promover e incentivar estudos, debates, conferências e pesquisas sobre a realidade e situação do jovem paranaense.

A linha de trabalho da Assessoria é abrir interfaces com os programas de governo para potencializar a política estadual para a juventude. Sendo assim, no eixo de incentivo ao trabalho, a Assessoria Especial faz a interface com os programas da Secretaria de Fazenda, Crédito Solidário e Banco Empreendedor e com o Bom Negócio Paraná, da Secretaria de Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul.

Na área da Saúde, a Assessoria faz a interlocução com o s Programas Família Paranaense, da Secretaria de Desenvolvimento Social (conheça o programa aqui no Portal Social do Brasil), com Programa de Controle de DST/AIDS, da Secretaria de Saúde, com o Talento Olímpico 2016, da Secretaria de Esportes.

Ao invés de sobreposição de ações, integração; ao invés de dispersão de esforços, otimização de recursos financeiros e capital humano.

É assim que o PSDB trabalha – com competência e compromisso.

Conheça mais sobre a Assessoria Especial da Juventude em http://www.juventudeparana.pr.gov.br