SÃO PAULO DE CARA NOVA
Responsável: Governo do Estado de São Paulo
Comentários desativados em SÃO PAULO DE CARA NOVA

Morar melhor e viver melhor

A qualidade de vida passa pela eficiência nos processos, caminhos e estruturas que são parte do dia a dia da população. Pensando nisso, o Governo do Estado implementa o Programa São Paulo de Cara Nova que não apenas constrói novas moradias populares, em conjuntos habitacionais. O programa promove intervenções físicas que potencializam a acessibilidade, a segurança, salubridade e condições de habitação de moradias e áreas comuns de conjuntos ou assentamentos em processo de urbanização.

Em outras palavras: o programa reforma, reurbaniza e revitaliza espaços de forma que eles conquistem novo valor para quem vive neles e também para os vizinhos. Afinal, a novidade pode estar bem ali, do lado de casa ou, melhor ainda, na própria casa.

Por meio de obras e serviços que englobam infraestrutura, construção de equipamentos sociais e comunitários, recuperação de áreas condominiais, acessibilidade e eficiência energética, aliados à promoção de ações de capacitação para os moradores das áreas beneficiadas, o São Paulo de Cara Nova promove melhorias que incluem a implementação de saneamento, pavimentação de vias, retificação de córregos, redes de abastecimento de água e construção de parques, além da edificação de novos conjuntos habitacionais.

O programa foi idealizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbanos, CDHU, para concluir a urbanização iniciada na União de Vila Nova, zona Leste da capital, durante o Projeto Pantanal. Ao final da primeira fase, a CDHU contratou o arquiteto Ruy Ohtake para definir o projeto junto à comunidade. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) ficou responsável pelo fornecimento do material, e ofereceu cursos profissionalizantes aos moradores, que fizeram a pintura das primeiras 300 casas.

O São Paulo de Cara Nova, de acordo com o disposto no Decreto Estadual nº 53.846, tem recursos repassados pela Secretaria Estadual da Habitação à CDHU, por meio de convênio, e é destinado ao atendimento de população que vive em conjuntos habitacionais da Companhia ou em áreas de intervenção de urbanização realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo. Os pleitos são analisados pela área técnica da CDHU, que indicam a natureza das obras e serviços a serem executados nos empreendimentos ou áreas de urbanização.

Conheça melhor o São Paulo de Cara Nova: http://www.cdhu.sp.gov.br/programas_habitacionais/requalificacao_habitacional_urbana/sp_cara_nova.asp