VIVA O BAIRRO
Responsável: Prefeitura de Santos
Comentários desativados em VIVA O BAIRRO

Participação cidadã na melhoria da qualidade de vida

O Programa Viva o Bairro é uma das ações emblemáticas da gestão do PSDB na Prefeitura de Santos. Lançado em março de 2013, sob a coordenação da Ouvidoria Municipal, o programa leva equipe e serviços da prefeitura aos bairros e comunidades para ouvir a população sobre seus problemas, apresentar os projetos e ações da administração municipal e ouvir a avaliação dos santistas.  O slogan explicita a diretriz do programa: “Prefeitura e comunidade juntas, por uma cidade melhor”.

O programa realiza encontros semanais e em 2013 visitou todas as regiões de Santos.  Ouviu a população, realizou mutirões e levou melhorias infraestruturais importantes aos bairros e comunidades.

O Viva o Bairro é realizado em três etapas:

  1. Audiências públicas com secretários municipais
  2. Mutirão de serviços e melhoria de infraestrutura
  3. Realização de atividades de lazer, ações de saúde e campanhas educativas

A primeira fase do programa é a reunião entre moradores e equipes da prefeitura.  Nesses encontros são levantadas as demandas prioritárias e identificadas as ações públicas que podem trazer soluções para essas demandas.

A segunda etapa, no mês seguinte à reunião inicial, já consiste em “colocar mãos à obra” por meio da realização de mutirões de melhorias de infraestrutura. Os mutirões, reunindo diversos serviços públicos, buscam contemplar os pedidos e as necessidades apontadas pela comunidade no primeiro encontro.

Os mutirões podem fazer o recapeamento e pintura de vias e equipamentos públicos, limpeza urbana, podas de árvores, reformas de espaços de lazer, melhorias de sinalização de trânsito, modificando à curto prazo as condições de moradia nos bairros e comunidades.

Na terceira e última etapa, a prefeitura – prefeito e secretários municipais – voltam às comunidades para prestar contas do que foi feito e apresentar os projetos e ações que deverão ser implementados a médio prazo – como obras mais complexas de drenagem e saneamento, por exemplo.

O Viva o Bairro está comprometido em dar as respostas às demandas concretas da população, inclusive planejando, junto com os moradores, os próximos passos.  A proposta e melhorar concretamente as condições de vida e habitação em Santos.

Na 33º edição e última edição do Programa Viva o Bairro, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa anunciou diversas melhorias nos Morros do Marapé, Jabaquara, José Menino e Nova Cintra. Na área de infraestrutura, serão realizadas obras de pavimentação e reforma. Serão recuperados  logradouros, construídos muros de arrimo, escadarias e guarda corpos; o projeto prevê também a recuperação do sistema de drenagem.

A Prefeitura inicia, em 2014, as obras do Sistema de Teleféricos, garantindo a mobilidade dos moradores, com a instalação de cinco estações nos morros.

Foram divulgadas também novas ações nos setores de saúde, educação e turismo.

Em Santos, a participação na consolidação das políticas públicas é um forte elemento da gestão.

Saiba mais sobre o Programa Viva o Bairro em http://www.santos.sp.gov.br/aprefeitura/paginas-internas/88