VIVER AUGUSTA
Responsável: Prefeitura de Viamão
Comentários desativados em VIVER AUGUSTA

Um novo jeito de morar e viver

Em 2014, os moradores das margens do Arroio Feijó, na Augusta, em Viamão, no Rio Grande do Sul puderam visualizar, concretamente, um novo destino para suas vidas. Vivendo em situação de vulnerabilidade social e em moradias sempre em risco de alagamento, os moradores foram convidados a conhecer a área já urbanizada onde serão construídas moradias dignas e seguras destinadas a quem sofre com as cheias do Arroio Feijó.

Os moradores foram visitar o loteamento Viver Augusta, onde a Prefeitura vai construir 345 casas especialmente para os moradores da região que vêm, agora, a solução para seu problema de moradia. Com fenômenos de cheias cada vez mais intensas, as águas do Arroio atingem as casas, destruindo bens materiais, causando problemas de saúde e colocando em risco a vida dos moradores.

 

Fim da tragédia anunciada

O Prefeito Valdir Bonalto, que assumiu a gestão da Prefeitura de Viamão em 2013, decidiu dar um fim às tragédias que se repetiam ao longo dos anos e propôs uma intervenção imediata para dar aos moradores das margens do Arroio uma alternativa real e duradoura para seus problemas de habitação.

E o Projeto Viver Augusta saiu do papel, virou realidade e em pouco tempo 345 famílias terão um novo teto para chamar de seu. Isso é compromisso com a superação da pobreza e das privações sociais.

O primeiro passo foi a urbanização do loteamento, onde serão erguidas as moradias.  Os futuros moradores foram conhecer a área, que já tem rede de água e esgoto e pavimentação das ruas.

Além das unidades habitacionais, o projeto fará a revitalização das margens do Arroio Feijó,  implantando uma ciclovia e áreas de lazer para a comunidade.  Serão feitas pontes para a travessia do arroio e a prefeitura deverá asfaltar as ruas.

O lugar que já foi palco de perdas e muito sofrimento se transforma em uma área de moradias dignas, em um bairro, onde o cidadão pode fazer planos para o futuro e viver com segurança. Um passo enorme na direção da inclusão social sustentável.

O terreno já foi limpo e o serviço de terraplanagem iniciado. O terreno vai abrigar 585 unidades habitacionais, sendo 480 apartamentos e 105 casas populares.

Do total, 345 beneficiarão especialmente os moradores da região das Augustas que vivem em moradias com risco de alagamento.

A prefeitura de Viamão fez a doação das áreas com aproximadamente 35 mil m². A entrega das unidades habitacionais está prevista para o final do segundo semestre de 2015.

 

Conheça mais projetos sociais da Prefeitura de Viamão em http://www.viamao.rs.gov.br/