CARTÃO BEM LEGAL SÊNIOR
Responsável: Prefeitura de Maceió
Comentários desativados em CARTÃO BEM LEGAL SÊNIOR

Direito de ir e vir

Nada de carteira, comprovante de idade, ou “ainda tem lugar?”.

Desde setembro de 2013 os moradores de Maceió com mais de 65 anos têm o direito de utilizar gratuitamente o transporte público na cidade sem limite de cotas.  A prefeitura, com o Cartão Bem Legal Sênior, garantiu que idosos passem pela catraca livremente, como qualquer outro usuário do ônibus que tenha cartão eletrônico.

Agora, eles não ficam mais restritos aos 10% dos assentos reservados para idosos, localizados sempre na parte da frente do ônibus, como determina a Lei n.º 10.741 de outubro de 2003. Idoso em Maceió pode escolher lugar.

O Projeto Cartão Bem Legal Sênior foi possível por meio de uma parceria entre a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió e a Associação dos Transportadores de Passageiros de Alagoas. Através dele, a Prefeitura de Maceió garante ao morador idoso mais que o direito de utilizar o transporte público gratuitamente, a possibilidade de ir e vir, andar pela sua cidade, com dignidade e sem depender do número de assentos já ocupados ou não.

Para o cadastramento no projeto, o idoso precisa apresentar a Carteira de Identidade, CPF do titular, comprovante de residência dos três últimos meses com CEP e foto atual. Só os moradores do município têm direito ao cartão. E no ato da retirada do Cartão Bem Legal Sênior, o usuário, obrigatoriamente, terá que realizar o cadastro biométrico, que verifica o estado de saúde da pessoa de forma bem simples apenas para determinar o nível de risco de certas doenças e questões médicas.

Facilidade e direito através da tecnologia

O Cartão Bem Legal Sênior utiliza a tecnologia do Sistema Automático de Bilhetagem Eletrônica, que permite controlar a utilização dos transportes e monitorar e planejar o Sistema de Transporte Público.

O acesso do idoso aos assentos é liberado após a validação do cartão em aparelho eletrônico instalado no ônibus. Mais conforto, eficiência e dignidade para o idoso no transporte público.

Leia mais sobre o Cartão Bem Legal Sênior em http://www.maceio.al.gov.br/smtt/noticias/idosos-poderao-passar-pela-catraca-de-coletivos-em-maceio/