CENTRO MUNICIPAL DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO
Responsável: Prefeitura de Divinópolis
Comentários desativados em CENTRO MUNICIPAL DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

Consolidando uma política pública que garante qualidade de vida

A melhoria e adequação constante dos espaços públicos voltados ao atendimento dos segmentos mais vulneráveis da população é um compromisso da atual gestão da Prefeitura de Divinópolis.

A política municipal do idoso tem a meta de prevenir o isolamento social, contribuindo para uma melhor qualidade de vida na terceira idade. Os espaços de convivência possibilitam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e terminam por elevar a autoestima e a autonomia do idoso. Essa é a estratégia implementada no Centro de Convivência do Idoso de Divinópolis.

O Centro é um exemplo da consolidação e aperfeiçoamento de um serviço especializado, que deve ser prioridade da gestão pública. Sob a coordenação pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, as ações desenvolvidas no equipamento e o serviço prestado à comunidade integram a política pública de ação continuada no município.

Criado em 1995, o Centro ampliou as ofertas de atividades e qualificou os serviços que oferece aos idosos. Cerca de 200 idosos frequentam a casa para participar de diferentes atividades e conviver com seus pares.

Importante lembrar que hoje as atividades são oferecidas a partir das demandas dos próprios idosos. E mais, além dos projetos e atividades, os idosos podem fazer quatro refeições diárias no Centro de Convivência.

O Centro tem o acompanhamento do Ministério Público e auditorias semestrais do Sest/Senat, parceiro da prefeitura na gestão do equipamento.

 

Saúde – participar e atuar

Viver com saúde é participar, comunicar, conviver. A ampliação das atividades oferecidas no Centro visa preservar a autonomia e apontar para projetos e planos para o futuro que mantêm os idosos ativos. Oficinas de memória, artesanato, dinâmica de grupo, ginástica laboral, recreação, artesanato, hidroginástica, jogos de mesa, artes, teatro, oficina de música, relaxamento, danças, terapia ocupacional, grupos de convivência e palestras investem na saúde física, mental e emocional dos beneficiários.

A ideia é manter o idoso ativo e saudável, garantindo qualidade de vida. As mudanças na vida dos usuários do centro mostram que o caminho está correto. Muitos relatam transformações emocionais, como cura de depressão e todos falam da importância do convívio social para a alegria de viver.

Saiba mais sobre os projetos e programas sociais da Prefeitura de Divinópolis em http://www.divinopolis.mg.gov.br/.