CIDADE SOLIDÁRIA
Responsável: Prefeitura de Praia Grande
Comentários desativados em CIDADE SOLIDÁRIA

Um atendimento especial ao idoso de Praia Grande

O Programa Cidade Solidária é um dos eixos do Programa Avança Praia Grande, implantado em 2013, com metas ambiciosas para melhorias em diversas áreas do município. O Cidade Solidária está voltado para as áreas de Promoção Social, Habitação e Cidadania, com foco na valorização do cidadão, por meio de programas sociais que melhoram qualidade de vida da população.

E um dos segmentos especialmente contemplados no Cidade Solidária são os idosos que vivem em Praia Grande.

Em seu quarto mandato à frente da Prefeitura, Alberto Mourão, conhece bem as necessidades da população e teve tempo de implantar e ver os resultados positivos de vários programas e projetos voltados para a garantia da qualidade de vida na terceira idade.

As diversas ações implantadas no município fizeram com que Praia Grande ocupe o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, desde 2009. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.

Programa Conviver – atividades, convivência e participação

Um ótimo exemplo destas ações é Programa Conviver que, em unidades estruturadas especialmente para idosos, oferece atividades físicas e de lazer em centros de convivência há anos aprovados pela população da cidade.

Os resultados são a melhoria da saúde e da autoestima dos idosos que frequentam os espaços do Conviver. A longo prazo, os laços de convivência, as atividades físicas e a rede social trazem consequências muito especiais para a qualidade de vida do idoso.

O Programa Conviver completa 22 anos de atividades, atualmente com quatro unidades no município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.

Tendo em vista garantir a ampliação do número de usuários e a melhoria das instalações, a Prefeitura inicia a reforma das unidades em funcionamento e constrói novos quatro equipamentos do Conviver.

Além disso, o município investe também na construção de novas quatro Creches do Idoso.

A Creche do Idoso oferece atendimento dia aos idosos, com alimentação, atividades físicas e motoras.  O serviço libera a família para o trabalho e geração de renda e garante ao idoso cuidados qualificados. Cabe mencionar, no entanto, que a equipe da prefeitura analisa a situação social da família e faz uma avaliação das condições de saúde do idoso para se certificar de que ele pode permanecer na casa sem prejuízo para suas condições físicas e emocionais.

A Prefeitura de Praia Grande acompanha as mudanças no perfil da população brasileira, que apresenta índices maiores de longevidade. E o importante aqui é garantir qualidade de vida.

Conheça os programas sociais da Prefeitura de Praia Grande em http://www.praiagrande.sp.gov.br/.