PROJETO VIDA ATIVA NA TERCEIRA IDADE
Responsável: Governo do Estado do Pará
Comentários desativados em PROJETO VIDA ATIVA NA TERCEIRA IDADE

O Governo do Estado do Pará procura cumpre com qualidade a Política Nacional do Idoso, Lei n° 8.842, e o Estatuto do Idoso/2001.  Investe na qualidade de vida dos idosos paraenses fazendo um convite para que invistam nos relacionamentos sociais e que principalmente permaneçam ativos, como uma estratégia de prevenção a uma série de problemas que a idade pode trazer.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer desenvolveu o Projeto Vida Ativa na Terceira Idade que proporciona uma série de atividades de esporte e lazer em núcleos espalhados por diversos polos no estado.  Por meio de parcerias com outras secretarias estaduais e com clubes, grêmios e associações, o Vida Ativa oferece aulas de natação, atletismo, vôlei, alongamento e cria grupos de caminhadas.

O Projeto Vida Ativa atende, hoje, cerca de dois mil idosos, nos núcleos distribuídos pelos municípios de Belém e Ananindeua, em diversos bairros.

Atividades mais lúdicas e artísticas também estão no cardápio do projeto, como oficinas de artesanato, com confecção de flores e bijuterias e que em geral proporcionam também o desenvolvimento de hobbies.  Outras atividades são as aulas de canto, dança folclórica e turismo social.

O que é mais importante destacar é a contribuição do Vida Ativa para a autoestima e valorização das pessoas mais velhas, que tantas vezes, depois de uma vida inteira de trabalho e participação, se vem isolados e inativos.

Atendimento médico e bem estar

Além das atividades físicas, o programa, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, viabiliza atendimentos médicos, odontológicos e nutricionais, buscando garantir o acompanhamento da saúde física e mental dos idosos.

O programa, hoje, também tem parceiras com a Associação Brasileira de Alzheimer, ABRAZ, e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

O Vida Ativa traz o idoso para o convívio social, que é a melhor prevenção para quadros de depressão e angústia, comuns na terceira idade.  Não no Pará.

O projeto é voltado para homens e mulheres com 50 anos de idade ou mais, que podem se inscrever nos polos mais próximos de sua residência.

Informações: para mais informações, a Seel disponibiliza o e-mail vidaativa@seel.pa.gov.br e o telefone (91) 3201-2323.