KIT ESCOLAR
Responsável: Prefeitura de Sumaré
Comentários desativados em KIT ESCOLAR

Garantindo o direito da criança

Quem não se lembra do prazer de arrumar o material novinho em folha no início das aulas? A caixa de lápis de cor, os cadernos prontos para receber a primeira data, com letra caprichada. A experiência era, sem dúvida, uma maneira positiva de iniciar o ano letivo.kit

A Prefeitura de Sumaré assumiu o compromisso de garantir essa experiência para todas as crianças que frequentam a rede pública de Ensino Fundamental. A Secretaria de Educação garante um kit escolar aos alunos, para que a falta de material não venha a ser mais um obstáculo para o bom desempenho e um fator que contribua com as faltas e mesmo a evasão.  Em Sumaré, nenhum pequeno estudante deixa de ir a escola por falta de material.

Em 2015, a prefeitura entregou kits a 22 mil alunos atendidos nas 35 unidades mantidas pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Sumaré. As escolas funcionam nas seis regiões da cidade – entre Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Escolas Municipais e duas escolas que oferecem Ensino Médio Profissionalizante.

Material completo: fator fundamental para uma aprendizagem tranquila

Não há duvida que a falta de material, como cadernos e mesmo lápis, pode ser um dos fatores que afastam as crianças de família de mais baixa renda da sala de aula. Não são poucas as famílias que não podem arcar com as despesas de mochilas, cadernos, lápis, canetas, e a criança tem dificuldade de entrar em classe e dizer que não dispõe do material escolar.

A Prefeitura resolveu isso, com a distribuição dos kits, investindo no apoio à família e aos alunos para sua permanência na escola.

Os kits são distribuídos para os alunos da educação Infantil, com o material escolar – como folhas de papel sulfite A-4, caderno brochura, caixa de lápis de cor, lápis preto, borracha, caixa de giz de cera,  massa de modelar, guache, tesoura sem ponta,  apontador e  pintura de dedo. O estudante também recebe um kit de higiene bucal, com 1 estojo, 1 creme dental, 1 escova dental e 1 fio dental.

Os alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 4º ano, recebem caderno desenho, cadernos brochurão, folhas de sulfite A-4, caderno brochura, lápis de cor, lápis preto, borrachas, colas bastão, apontador, régua, caneta esferográfica azul, tesoura sem ponta e caneta esferográfica vermelha.

Já os alunos do Ensino Fundamental, do 5º ao 9º ano, em seus kits recebem, além dos cadernos, lápis, canetas e colas, um conjunto geométrico e compasso de metal.

Qual a criança ou adolescente que não fica feliz e motivado a começar o ano letivo com o material escolar novinho, pronto para receber novos saberes e conhecimentos?

A Prefeita Cristina Carrara, quando explicava o projeto de distribuição de kits, lembrou que a ação é um passo rumo à investimentos concretos na área de Educação. Já não basta o discurso sobre a importância da Educação para a superação da pobreza e para a inclusão social.  São necessárias ações concretas, de curto, médio e longo prazo para a solução dos problemas mais graves e principalmente para manter as crianças na escola.

A distribuição de kits escolares, uma ação simples, pode representar um divisor de águas na vida de muitos pequenos sumareenses. A garantia de um material adequado e de qualidade tem impacto na autoestima e segurança emocional dos alunos o que influência concretamente no desempenho escolar.

Conheça mais programas e projetos da Prefeitura de Sumaré em http://www.sumare.sp.gov.br/