SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE
Responsável: Prefeitura de Teresina
Comentários desativados em SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE

Apoio e acesso para o jovem de Teresina

TeresinaA Prefeitura de Teresina fechou o primeiro ano da gestão do Prefeito Firmino Filho reafirmando o compromisso com a juventude do município. Com a publicação e qualificação dos escolhidos no Edital de Seleção de Projetos de Juventude, foram selecionadas as melhores ações para a implantação da Política Municipal de Jovens. A Secretaria Municipal da Juventude dá um passo significativo na busca de assegurar o direito a uma vida plena e saudável para jovens entre 15 e 29 anos.

O elemento fundamental desse movimento é o protagonismo do jovem nas ações e sua participação e envolvimento com suas comunidades, no sentido de garantir a mobilização comunitária.  O objetivo é contribuir para a formação de lideranças e fazer com que as ações contem com a participação dos moradores e outros atores sociais, como as instituições locais – igrejas, associações de moradores etc.

O compromisso com resultados concretos na vida do jovem morador da cidade exigiu das possíveis instituições parceiras um estudo do impacto social em termos quantitativos e qualitativos, dos resultados dos projetos candidatos. É preciso ter em foco que devem acontecer mudanças concretas.

A rede de inclusão social do jovem

Foram selecionados nove projetos alinhados às diretrizes da Política Municipal de Juventude de Teresina, que contemplam os cinco eixos definidos como estratégicos para trazer mudanças na qualidade de vida dos jovens de Teresina: fomento à cultura, esporte e lazer; qualificação de jovens para o mundo do trabalho, geração de renda e empreendedorismo; empoderamento, autonomia, emancipação e protagonismo da juventude; valorização da diversidade com vida segura e direitos humanos; promoção de qualidade de vida saudável para a juventude.

Começa a ser formada uma grande rede de apoio e criação de portas de entrada do jovem teresinense nas políticas públicas.  No entanto, vale ressaltar que a diretriz fundamental é a garantia da participação e protagonismo do jovem teresinense em todas as ações.

No eixo do fomento ao acesso à cultura, esporte e lazer foram selecionados os projetos Esperança Jovem no Esporte, da Fundação Viver Com Dignidade, e Teresina Show, da Associação Cultural Teresina Show.

Na categoria voltada para a qualificação de jovens para o mundo do trabalho, geração de renda e empreendedorismo foram qualificados os projetos Cultivando Cresço e Apareço, da instituição Ponto de Equilíbrio, Jovens Talentos, da Fazenda da Paz, e Projeto Canguru: Pulando os Obstáculos da Vida, da Ação Social Arquidiocesana.

No eixo relativo ao empoderamento, autonomia, emancipação e protagonismo da juventude foram escolhidos os projetos Fala Juventude, do Instituto Avante, e Participação, da Cáritas Brasileira Regional do Piauí.

No quarto eixo, que engloba a valorização da diversidade com vida segura e direitos humanos, foi selecionado o Projeto Jovens Autistas em Ação: Incluir Sim, Excluir Não, da Associação dos Amigos Autistas do Piauí; enquanto no quinto e último eixo, voltado para a promoção de qualidade de vida saudável para a juventude, foi qualificado o Projeto Não Às Drogas: Prevenir e Resgatar a Cidadania, da Associação Comunitária do Planalto Santa Fé (Acoplasf).

O Portal Social do Brasil vai acompanhar a implementação dos projetos e mostrar seus resultados.

Saiba mais sobre os projetos para juventude em

http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br/noticia/Semjuv-divulga-resultado-da-selecao-de-projetos-de-juventude/1970

Marque um encontro virtual com nossos consultores para conversar sobre projetos para a juventude de sua cidade.  Escreva para consultores@portalsocialdobrasil.com.br