PROFISSIONALIZAR MULHER
Responsável: Prefeitura de Teresina
Comentários desativados em PROFISSIONALIZAR MULHER

O Projeto Profissionalizar Mulher ajusta o foco e trabalha junto a um público estratégico para a melhoria de vida das famílias de Teresina: mulheres jovens e adultas em situação de vulnerabilidade social que precisam gerar renda.  O projeto qualifica as mulheres para o mercado de trabalho, estimula o empreendedorismo e a busca de autonomia financeira. Mais que isso, acompanha todo o processo de capacitação e mudança na vida dessas mulheres com o compromisso de concretizar a travessia para uma vida melhor.

O Profissionalizar Mulher começou em agosto de 2013 e já capacitou mais de 1000 mulheres nas 64 turmas formadas.

As mulheres que podem escolher cursos nas áreas de Informática, Gestão, Serviços, Construção Civil, Serviços Pessoais como depilação, Manicure, Pedicure e Cabeleireiro, e Alimentação. Um dos diferenciais do projeto é propor novos campos de trabalho para a mulher teresinense, como a construção civil.

No movimento de garantir um avanço realmente significativo na vida das mulheres de Teresina, a Prefeitura integrou diferentes secretarias no projeto formulado pela Fundação Wall Ferraz, FWF, que é a instituição do município responsável pelos projetos e ações de capacitação profissional. Estão envolvidas no Profissionalizar Mulher a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência e a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Garantindo acessos: da capacitação ao ingresso no mercado de trabalho

O Profissionalizar Mulher está presente em todos os momentos do processo de inclusão da mulher no mercado de trabalho. A capacitação, que desenvolve uma habilidade específica voltada para o mercado, inclui também o aprendizado sobre as condições de entrada no mundo do trabalho.

As beneficiárias dos cursos passam por um período de orientação sobre o contexto do mercado e suas principais demandas. E para fechar as pontas da ação, cumprindo todo o percurso junto com as mulheres, o projeto articula oportunidades de trabalho por meio do Balcão Emprega Mulher, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Esse é mais um diferencial do projeto de capacitação. O Profissionalizar Mulher vem articulando uma rede de atores e instituições que potencializam as mudanças e ações desenvolvidas, ampliando o leque de oportunidades.

 

Fundação Wall Ferraz

A Fundação Wall Ferraz, executora do Profissionalizar Mulher, integra a administração indireta do Município de Teresina desde 1997 com a missão de oferecer capacitação e qualificação profissional ao teresinense. Hoje tem 14 Centros de Capacitação e executa diferentes projetos, voltados para diferentes segmentos da população – Profissionalizar Teresina, Universidade ao Alcance de Todos, Dia de Cidadania, Bazar Social, Inclusão Produtiva, Escola Aberta.

A Fundação Wall Ferraz é hoje uma referência nacional para instituições públicas voltadas para capacitação e qualificação profissional. A Prefeitura de Teresina coloca toda essa expertise na luta por garantir às mulheres maior autonomia e poder de decisão sobre suas próprias vidas.

Saiba mais sobre o Projeto Profissionalizar Mulher