AÇÃO CIDADANIA
Responsável: Prefeitura de Ananindeua
Comentários desativados em AÇÃO CIDADANIA

Quando o poder público vai onde está a necessidade do povo

Mesmo em cidades da região metropolitana e ainda que as condições de infraestrutura venham a alcançar o tão almejado status de funcionalidade plena, algumas pessoas podem estar simplesmente longe demais de serviços básicos – geográfica ou socialmente.ação cidadania 1

E, com a necessidade de ganhar o pão e garantir o leite batendo diariamente na porta, pode ser muito difícil separar um dia que seja para cuidar de assuntos importantes como questões de documentação, e mesmo realmente urgentes, como a saúde.

A percepção dessa realidade tem levado governos do PSDB a tomar iniciativas pró-ativas no sentido de garantir o acesso da população mais pobre aos serviços públicos. Afinal, é este o público-alvo prioritário e é também aquele que tem maiores dificuldades de conhecer e chegar àqueles serviços.

Diante dessa realidade e da busca de uma aproximação maior com o povo do segundo município mais populoso do Pará, a Prefeitura de Ananindeua deu início, em parceria com o governo do estado, às Ações de Cidadania – Prefeitura do Povo, no seu Bairro.  Só no primeiro semestre do ano passado, primeiro da gestão do prefeito Helder Barbalho, o projeto percorreu 13 localidades e beneficiou mais de 30 mil pessoas.

 

Serviços que garantem a inclusão – um mutirão de combate à pobreza

A Ação Cidadania coloca em movimento diversos serviços e intervenções estratégicas que visam combater a exclusão e a pobreza. Criar condições de acesso da população às políticas e aos serviços públicos é requisito básico para diminuir as privações sociais de inúmeras famílias que ainda estão fora dos cadastros sociais. Ir ao encontro dessa população é uma decisão política que faz toda a diferença nos resultados dos programas e projetos de inclusão social.

ação cidadania 2Nas paradas da Ação Cidadania, são oferecidos à população serviços fundamentais na área de saúde como aferição de glicemia, verificação da pressão arterial, palestras sobre o alto exame da mama e encaminhamento para o exame de mamografia, testes de sífilis e HIV, odontologia, e vacinas de Polio, Pentavalente e Rota Vírus, entre outras, para crianças, e Tríplice Viral, Febre Amarela e Hepatite B para adultos. Um passo imenso na implementação de ações preventivas.

Numa outra ponta, A Ação oferece serviços de emissão gratuita de documentos como carteiras de identidade e trabalho, certidão de nascimento, CPF, título de eleitor e cartões do Sistema Único de Saúde (SUS), além de atendimento jurídico, também sem custo para o cidadão, com serviços que vão de acordos judiciais e de pensão alimentícia até divórcios e reconhecimento de paternidade.

Em bairros como o do Paar, onde houve mais atendimentos, com quase 3 mil pessoas beneficiadas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) levou  ainda o projeto Ônibus Biblioteca, voltado para fomentar a leitura e escrita entre as crianças através de música, cores e outros aspectos lúdicos. Em outras localidades, como o Conjunto Jaderlândia/Maguariaçu, a programação conta com torneio de futebol para crianças e adolescentes, campeonato de ping pong, avaliação física, e corte de cabelo masculino.

O mais importante resultado dessas ações é a aproximação do morador das políticas públicas, dos serviços oferecidos. Muitas vezes, conhecimento e informação são bens fundamentais para iniciar o processo de inclusão social sustentável. Então, a prefeitura se move e chega bem perto do cidadão.

Consultor
Click a free day to apply for an appointment.
 
SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
SuMoTuWeThFrSa
23/06/2017
6:00
8:00
10:00
12:00
14:00
16:00

Please check the appointment details below and confirm: