AÇÃO DE CIDADANIA
Responsável: Prefeitura de Manaus
Comentários desativados em AÇÃO DE CIDADANIA

Garantia de acesso às políticas públicas de inclusão social

LOGOMARCAO Prefeito Arthur Virgílio Neto deu uma diretriz às equipes das secretarias e órgãos municipais: estar próxima da população. Não basta criar programas e projetos. É preciso fazer com que as ações e serviços cheguem de fato àqueles que mais precisam das políticas públicas.

As Ações de Cidadania, realizadas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, cumprem essa diretriz com excelência.  A meta é contribuir para o desenvolvimento social e econômico das regiões mais pobres de Manaus, levando para bairros e comunidades diversos serviços oferecidos pela Prefeitura.

Inúmeras vezes, os maiores obstáculos para promover a inclusão social estão nas dificuldades, inerentes à sua condição de vida, que o público-alvo das políticas sociais tem para acessar programas e serviços – falta de informação, privação de renda etc..

 

Acesso: o primeiro passo no combate à pobreza

ação de cidadania 1A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos faz a articulação com outras secretarias e entidades parceiras do município para romper a barreira da pobreza e da falta de informação e abrir para os manauenses as portas de acesso às políticas públicas.

Em 2013 foram realizadas 18 Ações de Cidadania, chegando a cerca de 16 mil pessoas. E 2014 já começou com uma grande ação na zona norte da cidade.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, além de coordenar as diversas ações e parcerias, oferece atendimento psicológico e jurídico, faz a inclusão das famílias que têm o perfil adequado no Cadastro Único, o CadÚnico, para a inclusão em programas como o Bolsa Família; identifica gestantes e crianças que possam ser incluídas no Programa Leite do Meu Filho.

As Ações da Cidadania levam também serviços da Secretaria de Saúde, que não só prestam informações, mas através de aferição de pressão e glicemia, por exemplo, identificam, preventivamente, casos que precisam ser encaminhados para novos atendimentos.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento faz o cadastramento para a inclusão dos moradores em banco de dados para empregos, e indica outros programas e serviços que possam melhorar as condições de empregabilidade da população, como cursos profissionalizantes e documentação.

A Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento é também parceira na realização das Ações de Cidadania. Na primeira ação de 2014, a secretaria vendeu produtos a preços populares e também forneceu orientações sobre serviços, mercados, feiras e comércio informal.

 Veja mais informações sobre as Ações de Cidadania no site da Prefeitura de Manaus:

http://www.manaus.am.gov.br

Entre também em contato com nossos consultores para conversar sobre programas de combate à pobreza  através do  e-mail consultores@portalsocialdobrasil.org.br