PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE
Responsável: Governo do Estado do Paraná
Comentários desativados em PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE

Na linha de frente do combate a pobreza

O segredo da fórmula já está revelado na descrição do Programa: “ações intersetoriais para superação da extrema pobreza e demais vulnerabilidades vivenciadas pelas famílias em todo o estado”. A intersetorialidade, no Programa Família Paranaense, garante um nível de abrangência e impacto que realmente determinam transformações sustentáveis na vida das famílias de baixa renda no Estado do Paraná.

Familia_Paranaense

O Família Paranaense articula diversos órgãos do governo e diferentes políticas públicas que, uma vez integrados e voltados para o mesmo foco, têm seu potencial ampliado para atingir as metas e resultados pactuados.

São seis eixos de ação: assistência social, habitação, educação, saúde, agricultura e trabalho. Com ações que chegam às áreas de segurança pública, meio ambiente, cultura e esporte.

Um bom exemplo de ação? Na área habitacional, o Programa promove a urbanização integral dos territórios, levando saneamento básico, com instalação de redes de água e esgoto; faz melhorias nas casas e titulação da terra.

 

familias

Mas o programa também lança mão de um catalisador muito eficaz: o compromisso dos municípios e das famílias de assumir um papel ativo e protagonista na mudança de sua história.Esta contrapartida é fundamental, na medida em que o Família Paranaense articula e mobiliza uma rede significativa de atores para garantir o desenvolvimento, a autonomia e a promoção social das famílias em situação de risco no estado. Aqui, a travessia para a inclusão é compromisso de todos.

Um dos princípios básicos do Família Paranaense é a adesão do município à metodologia do programa, que trabalha com algumas premissas gerais que garantem a uniformidade das ações, o monitoramento e principalmente os resultados. Os municípios devem cumprir as exigências da unidade gestora do programa, coordenada pela Secretaria da Família e Assistência Social. São estas regras básicas – trabalho em rede, utilização do plano de ação da família, a pactuação do tempo de permanência da família no programa, entre outras – que fazem toda a diferença para que se alcance os objetivos e resultados.

Para identificar as famílias alvo do programa, o governo do estado desenvolveu o Índice de Vulnerabilidades das Famílias, IVF-PR, que identifica o nível de pobreza e risco social, considerando fatores que vão muito além da insuficiência de renda. O IVF-PR considera os indicadores de adequação do domicílio, perfil da composição familiar, acesso a trabalho e renda e condições de escolaridade.

O importante é que o planejamento e as ações a serem realizadas também são pactuadas individualmente, com cada família incluída no programa, buscando garantir o compromisso e responsabilidade na construção do caminho rumo à inclusão. Este planejamento é feito a partir das vulnerabilidades levantadas junto à família, considerando também as características do território onde vive. O Família Paranaense é um programa estratégico que deve ser observado bem de perto por todos os gestores, estudiosos e trabalhadores sociais. Seus resultados devem surpreender.

 

Veja mais detalhes e conheça a metodologia no site do Programa Família Paranaense.

Entre em contato com nossos consultores para tirar dúvidas e conversar sobre os programas
e projetos da área de combate à pobreza. consultores@portalsocialdobrasil.org.br

Consultor
Click a free day to apply for an appointment.
 
SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
SuMoTuWeThFrSa
23/06/2017
6:00
8:00
10:00
12:00
14:00
16:00

Please check the appointment details below and confirm: