SÃO PAULO SOLIDÁRIO
Responsável: Governo do Estado de São Paulo
Comentários desativados em SÃO PAULO SOLIDÁRIO

Um novo olhar sobre a pobreza e o compromisso com a mudança.

O Programa São Paulo Solidário assume o compromisso de superar a extrema pobreza e garantir a mobilidade social de cerca de 300 mil famílias paulistas que, segundo o IBGE, vivem nesta situação.

SPSolidarioO São Paulo Solidário coloca em prática um processo que define uma nova maneira de promoção social: faz um pacto, uma parceria íntima com cada uma das famílias que entram no programa. Um pacto de avanço e mudança, um compromisso para trilhar o caminho, passo a passo, que cada família, com o apoio de políticas públicas, vai fazer entre a exclusão e a inclusão. Esse pacto é a Agenda da Família Paulista, um plano estratégico para superação das diversas privações sociais formulado para as famílias paulistas em situação de extrema pobreza.

Um novo instrumento para novas ações

A Agenda da Família Paulista é o fruto de um processo que começa com a Busca Ativa das famílias que mais precisam das intervenções das políticas sociais. Equipes das prefeituras incluídas no programa vão ao encontro daquelas pessoas que por total isolamento e exclusão social não conseguem acessar nem mesmo as políticas públicas disponíveis. São estas pessoas o verdadeiro foco do programa.

E para identificar as necessidades e propor intervenções que sejam verdadeiramente eficazes para iniciar um processo de mudanças sustentáveis, o São Paulo Solidário avalia as condições de vida de cada família por meio do Índice de Pobreza Multidimensional, IPM, que levanta as diversas privações sociais, e não apenas a renda da família. O questionário foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, que lança um olhar sobre a questão da pobreza diverso daquele que só observa a questão monetária, traçando apenas patamares de renda.

A visita a cada família é o primeiro passo do São Paulo Solidário: encontrar quem realmente mais precisa da intervenção do poder público. Deste encontro surge o Retrato Social, um diagnóstico das privações sociais da população. E só a partir daí, com as informações sobre as condições de moradia,escolaridade, nutrição e acesso a saúde, o governo do estado, as prefeituras e as famílias vão pactuar seus compromissos e os caminhos que deverão ser percorridos para superar a extrema pobreza. Esses caminhos estão traçados na Agenda da Família Paulista.

São Paulo assumiu um desafio do qual, na verdade, nenhum gestor pode mais fugir. Já na segunda década do século XXI, um estado com o nível de riqueza de São Paulo não pode continuar a conviver com famílias em situação de miséria. O Programa assume que não é possível continuar a “medir” pobreza e miséria com o único indicador de ausência de renda e que um recurso financeiro, por si só, não garante superação da pobreza.

Integração de áreas e serviços

Nesse movimento de criar as condições para que as família paulistas possam superar a condição de extrema pobreza, o São Paulo Solidário, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, integra ações de outras seis secretarias: Educação; Saúde; Emprego e Relações do Trabalho; Habitação; Gestão Pública; e Saneamento e Recursos Hídricos.Cada uma delas aporta os serviços necessários para promover mudanças concretas na vida das famílias atendidas.

Com a Agenda pactuada, compromisso firmado, a família passa a receber um benefício de R$ 70,00, um incentivo financeiro que vai se somar às outras ações, na busca de superar as mais graves privações sociais. O benefício é transferido por meio do cartão único, junto com os recursos dos programas Renda Cidadã, do governo estadual e do Bolsa Família, do governo federal.

Um novo olhar sobre a pobreza, a identificação precisa do público-alvo, a integração das ações são os fatores chaves e inovadores para transformar a realidade. E São Paulo mostra que sim, isso é possível. Esse é o jeito de fazer travessias.

Veja mais informações sobre o São Paulo Solidário no site do Governo do Estado de São Paulo.

Entre também em contato com nossos consultores para conversar sobre esses conceitos no e-mail:  consultores@portalsocialdobrasil.org.br

 Clique aqui, leia a entrevista e saiba mais sobre o projeto.

Consultor
Click a free day to apply for an appointment.
 
SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
SuMoTuWeThFrSa
23/06/2017
6:00
8:00
10:00
12:00
14:00
16:00

Please check the appointment details below and confirm: