CARAVANA DA SAÚDE
Responsável: Governo de Mato Grosso do Sul
Comentários desativados em CARAVANA DA SAÚDE

O Governo de Mato Grosso do Sul assumiu, desde o início do novo mandato em 2015, o compromisso de reestruturar o sistema de saúde do Estado do Mato Grosso do Sul. Um dos grandes problemas existentes é a concentração dos atendimentos de média e alta complexidade na capital, dificultando o acesso dos moradores dos moradores dos municípios mais distantes a esses serviços.

A solução estratégica implantada pelo governo é levar os serviços de saúde a 11 microrregiões de saúde de Mato Grosso do Sul – Coxim, Aquidauana, Campo Grande, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas. São 79 municípios incluídos no itinerário da Caravana da Saúde.

Os veículos são adaptados para procedimentos de consulta, diagnóstico e cirurgias, com uma grande estrutura de profissionais especialistas em Ortopedia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Urologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Ginecológica.  Todos os serviços oferecidos fazem parte da rede do Sistema Único de Saúde, SUS.

A meta é chegar a 14 veículos que oferecem também consultas odontológicas, tomografia computadorizada, mamografia, entre outros.

A Caravana da Saúde leva também aos municípios palestrantes para discutir com a população questões de saúde da mulher e do homem, doenças sexualmente transmissíveis, métodos de combate ao mosquito da dengue e outras questões preventivas.

Além disso, os profissionais da Caravana assessoram os governos municipais em projetos de reforma e ampliação das unidades de saúde locais.

É fundamental destacar a importância do projeto da Caravana da Saúde em dois eixos de melhoria do atendimento. Por um lado, o veículo itinerante leve o atendimento diretamente ao cidadão, garantindo seu direito a serviços de saúde de qualidade. Por outro, colabora efetivamente para a descentralização dos atendimentos de média e alta complexidade, evitando a sobrecarga dos hospitais.

Saúde, Cidadania e Direitos

Em julho, a Caravana da Saúde realizada em Paranaíba, realizou mais de 4,4 mil consultas oftalmológicas e 1,2 mil consultas de especialidades.

Os resultados da Caravana reafirmam a adequação da estratégia. Milhares de pessoas das cidades de Paranaíba, Cassilândia, Inocência e Aparecida do Taboado passaram por atendimentos de consultas, cirurgias e exames como tomografia, ultrassom, endoscopia e outros. Muitas com um longo histórico de problemas de saúde.

A Caravana da Saúde também leva às regiões ações de cidadania, em parceria com órgãos e instituições governamentais. A Caravana, além de levar médicos, exames e atendimento, oferece oportunidade de documentação como Carteira de Identidade e Trabalho, realiza de casamentos e divórcios; faz encaminhamentos para outras políticas públicas.