MACEIÓ MAIS SAÚDE
Responsável: Prefeitura de Maceió
Comentários desativados em MACEIÓ MAIS SAÚDE

Serviços de verdade

Um mutirão municipal pela saúde dos maceionenses. Essa é uma boa definição para o Programa Maceió Mais Saúde que durante 2013 organizou diversas ações e estratégias para alcançar metas muito sérias: salvar vidas, prestar atendimento, garantir saúde.

As primeiras ações, como a celebração de convênios com a rede privada e a garantia de medicamentos essenciais e de uso contínuo iniciaram um processo que vem se ampliando em várias frentes, como a contratação de mais de 800 profissionais de saúde concursados. E os mutirões de atendimento extra, como no PAM Salgadinho, por exemplo, mudaram a história de um equipamento de referência para a população e mudaram também a qualidade de vida de muita gente.

O Programa Maceió Mais Saúde, lançado pelo Prefeito Rui Palmeira, em maio de 2013, definiu estratégias essenciais para a melhoria imediata e também a médio e longo prazo do atendimento. O esforço de colocar o programa em execução é enorme, já requer a integração de diferentes instituições, fatores e elementos para promover mudanças concretas na qualidade e abrangência dos serviços de saúde.

A garantia de resultados: compromisso com a vida

O Programa Maceió Mais Saúde começou uma verdadeira mobilização para implementar uma série de ações tendo em vista elevar significativamente os patamares na qualidade do atendimento e das condições físicas da rede pública.

O programa se estrutura em três eixos básicos que têm o objetivo de criar condições para o atendimento qualificado e eficiente: aumentar o número de servidores na área e capacitá-los; oferecer infraestrutura adequada para o atendimento, tanto para o usuário dos serviços quanto para o profissional de saúde e informatizar a rede, otimizando o atendimento.

Mutirões para a realização de cirurgias, de exames como Raio X, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Mamografia, exames laboratorias e consultas em diversas  especialidades médicas definiram resultados imediatos em toda cadeia de serviços – desde as serviços básicos até o tratamento de média e alta complexidade.  E a população sente essa mudança.

Um Programa como o Maceió Mais Saúde, por seu foco e pelo compromisso com a resolutividade, significa um avanço na consolidação do SUS em Maceió.

Infraestrutura e pessoal qualificado: condições para mudar

O Programa Maceió Mais Saúde destinou um investimento significativo para reformar mais de 50% das unidades de saúde com a meta de reerguer a rede pública; novas 12 Unidades Básicas de Saúde estão sendo construídas; a reforma e estruturação do PAM Salgadinho, a unidade de referência da cidade; ampliação das ações do Serviço de Atenção Domiciliar, do Serviço de Atenção Domiciliar ao Idoso e Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Outra meta do Maceió Mais Saúde foi a contratação de profissionais para cobrir a demanda existente na cidade. Em dezembro de 2012 foram aprovados, em concurso público, 877 profissionais. Rui Palmeira já convocou 829 dos concursados e já cumpre a meta de garantir profissionais para preencher as vagas existentes.

As 19 unidades de saúde localizadas em diferentes regiões dos Distritos Sanitários da capital já passavam por reformas. Entre as obras realizadas estão reformas nas partes elétrica e hidráulica, pintura, impermeabilização, reparos em telhados, construção de muros e pintura.

O fato é que a Prefeitura de Maceió vem avançando na resolução de inúmeros problemas da cidade.