REDE DE REABILITAÇÃO LUCY MONTORO
Responsável: Governo do Estado de São Paulo
Comentários desativados em REDE DE REABILITAÇÃO LUCY MONTORO

Uma Rede de Proteção à Pessoa com Deficiência

O Governo de São Paulo reconhecendo a urgência de garantir os direitos das pessoas com deficiência criou, em 2008, a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, SEDPcD. A missão da secretaria é “garantir o acesso das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade”.  Um compromisso efetivamente inclusivo.

A secretaria tem o objetivo de efetivar direitos por meio de um conjunto de ações articuladas com todas as demais políticas públicas, garantindo, sobretudo, oportunidades para todos e ampliando o respeito à diversidade.

No entanto, não resta dúvida que o projeto mais importante e revolucionário do governo do PSDB em São Paulo, voltado para pessoas com deficiência, é a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, criada pelo Decreto 52973/08, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.  A Rede funciona, ainda, em parceria com instituições de assistência, ensino e pesquisa.

A Rede Lucy Montoro mantém quatro institutos, oito centros, três postos de serviços e três unidades de reabilitação, em todo o Estado de São Paulo, atendendo de forma integral pessoas com deficiência.  Todos os espaços oferecem serviços de alta qualidade técnica em reabilitação, terapia ocupacional, desenvolvimento de órteses e próteses, entre outros. Além disso, a Rede oferece um projeto de Educação Permanente a profissionais de saúde e residentes, que por meio de cursos mistos – presenciais e à distância ou  totalmente à distância –, podem capacitar-se para o atendimento de qualidade à pessoa com deficiência.

A Rede Lucy Montoro trabalha de forma continuada no desenvolvimento de novas tecnologias para que toda pessoa com deficiência possa ter um atendimento personalizado e que cada tipo de deficiência possa ter uma atenção especial.

A Rede Lucy Montoro é a mais concreta resposta, criada no âmbito dos estados brasileiros, para atender com qualidade pessoas com deficiência. Seus institutos, centros, serviços e unidades de reabilitação têm qualidade de primeiro mundo e mostram, na prática, a preocupação do Governo de São Paulo com a população que vive com alguma deficiência. A garantia de direitos às pessoas com deficiência saiu do discurso e virou realidade.

Visitar a Rede Lucy Montoro é ir ao encontro de uma ação carregada de emoção que prova que o governo pode, sim, mudar a vida das pessoas e possibilitar o renascimento de sonhos.

O trabalho voltado para a pessoa com deficiência no estado é tão respeitado que São Paulo sediará o Centro Paraolímpico Brasileiro. O Governo Federal, parceiro na construção do Centro, reconheceu no Estado de São Paulo o cenário ideal e adequado para que os atletas paraolímpicos brasileiros possam treinar.

Em São Paulo as pessoas com deficiência estão na agenda do estado e do governo.

Conheça a Rede de Reabilitação Lucy Montoro  em http://www.redelucymontoro.org.br/