COMISSÃO DE RESPONSÁVEIS
Responsável: Prefeitura de Taubaté
Comentários desativados em COMISSÃO DE RESPONSÁVEIS

Segurança alimentar começa na escola

A Prefeitura de Taubaté vem investindo estrategicamente na qualidade da merenda escolar como garantia de nutrição dos pequenos taubateenses.

No final de 2013, a Secretaria de Educação implantou, como projeto piloto, o sistema de self service em quatro escolas da rede municipal de ensino. A meta é que todas as escolas adotem o sistema em que a própria criança sirva a sua refeição, desenvolvendo a capacidade de escolher sua comida e também o comportamento responsável durante as refeições. Existe um consenso que o sistema melhora a disciplina dos estudantes.

Também a questão da qualidade da merenda escolar passou a receber uma atenção especial.  O cardápio é elaborado por nutricionistas que têm como foco garantir uma alimentação saudável, rica em nutrientes e adequadas a cada faixa etária e também ao tempo de permanência das crianças na escola.

Pais e responsáveis – os maiores interessados na alimentação das crianças

No início de 2014 a Secretaria formalizou a criação da Comissão de Responsáveis Legais, que integra pais e responsáveis no cuidado com a merenda escolar. A Comissão vai avaliar a qualidade dos alimentos oferecidos e o processo de preparo da merenda oferecida nas escolas da rede municipal.

A ação promove uma maior participação dos pais no processo educativo, uma vez que com sua inclusão no universo escolar a partir da avaliação dos alimentos, espera-se também uma aproximação a toda a dinâmica da unidade de ensino.

Em tempo hábil os pais são informados da programação do cardápio da merenda escolar para cada dia de aula do mês. A partir desse calendário eles comparecem a escola para experimentar o cardápio do dia. Na sequência, preenchem um questionário de avaliação, que afere a apresentação do alimento, sabor, temperatura, qualidade. Os pais podem também apresentar sugestões para a melhoria do serviço.

Horta Educativa

Outro projeto inovador que discute alimentação é o Horta Educativa que também começou a ser implantado nas escolas de Taubaté em 2013.

O projeto formulado pela Prefeitura de Taubaté por meio das Secretarias de Educação, do Meio Ambiente com a participação do Fundo Social de Solidariedade, foi implantado com apoio da Universidade de Taubaté e planta hortas nas unidades de educação infantil, para incentivar práticas de plantio sustentáveis e também hábitos alimentares saudáveis.  Como critério para escolher as primeiras escolas a receber o projeto foram identificadas aquelas localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social.

Educação ambiental se une a conscientização sobre saúde e produção de alimentos. Um jeito amplo de ensinar os pequenos estudantes.

Saiba mais sobre programas e projetos da Prefeitura de Taubaté em

http://www.taubate.sp.gov.br/index.php/educacao/projetos-e-programas