VACA MECÂNICA
Responsável: Prefeitura de Campina Grande
Comentários desativados em VACA MECÂNICA

Programa de Alimentação Integrada

A administração da Prefeitura Municipal de Campina Grande, que assumiu em 2013, reativou um programa fundamental para a segurança alimentar de milhares de paraibanos – o Programa de Alimentação Integrada que ficou conhecido como Vaca Mecânica pelas famílias que tiveram garantidos o pão e o leite de cada dia.

O programa, retomando as atividades de produção e distribuição de alimentos, recomeçou com a meta de produzir cinco mil pães e mil litros de leite por dia no bairro de Santa Rosa.

O público-alvo do Vaca Mecânica são as famílias em situação de privação social, com alta vulnerabilidade e carências nutricionais. Além dessas famílias, são também contempladas aquelas que tenham crianças no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, no Bolsa Família, os abrigados nos albergues da prefeitura e também usuários de instituições de atendimento a crianças e idosos.

O objetivo do Vaca Mecânica é prover complementação alimentar principalmente para crianças e adolescentes, garantindo saúde e também acesso a outras políticas públicas sociais.

O responsável pela família se cadastra nas próprias unidades de distribuição de alimentos do programa, os Centros de Produção de Alimentos, que foram reformadas e equipadas para a retomada do programa.  Assistentes sociais fazem o cadastro das famílias, que recebem imediatamente um cartão eletrônico que a credencia a retirar os alimentos.

O programa entrega diariamente cinco pães e um litro de leite para cada família beneficiária.

Com o objetivo de aumentar o poder nutricional dos alimentos oferecidos, o Vaca Mecânica começa a produzir leite de soja que funciona como um excelente complemento alimentar principalmente para adolescentes e idosos.

 

Compromisso com ações eficazes

A atual prefeitura retoma um programa já implementado anteriormente pelo PSDB em Campina Grande e que efetivamente garantiu a melhoria da alimentação a famílias com renda inferior a um salário mínimo.

Em versões anteriores, a Prefeitura chegou a distribuir 600 mil pães e 70 mil litros de leite de soja num ano no bairro de Santa Rosa e adjacências.

O Vaca Mecânica, reativado, volta a garantir alimentação melhor para a família paraibana.

Conheça os projetos sociais da Prefeitura de Campina Grande em http://campinagrandepb.com.br/