CUIDA BELÉM, CUIDE VOCÊ TAMBÉM
Responsável: Prefeitura de Belém
Comentários desativados em CUIDA BELÉM, CUIDE VOCÊ TAMBÉM

Todos juntos para garantir melhorias na segurança pública

O Projeto Cuida Belém, Cuide Você Também foi lançado no início da gestão de Zenaldo Coutinho, como uma série de ações integradas, de caráter emergencial, para solucionar alguns problemas urgentes da cidade.

O projeto começou logo no início de janeiro de 2013, com a meta de fazer uma profunda limpeza urbana e drenar os canais da cidade para minimizar os efeitos das chuvas, no prazo de 100 dias. Numa segunda fase, o projeto se ampliou, incluindo ações de segurança para impedir a colocação de entulhos e lixo nos logradouros públicos.

Participação da população, ações repressivas e preventivas mostraram que a mudança da cidade passa também por uma política de segurança pública que garanta a ordem urbana e a tranquilidade do morador.

Por mostrar excelentes resultados a partir da integração e mobilização de diversos órgãos da prefeitura, o projeto se consolidou em ações permanentes, hoje sob a responsabilidade do Núcleo “Cuida Belém”. O Núcleo é formado por equipes de todas as secretarias do município, como Saneamento, Administração, Urbanismo, Saúde e Meio Ambiente. Inclui ainda a Guarda Municipal, a Ouvidoria e o Gabinete de Gestão Integrada da cidade.

 

A Guarda Municipal bem perto do cidadão

A Guarda Municipal de Belém, no Núcleo Cuida Belém, vem assumindo o protagonismo em diversas operações de segurança que buscam efetivamente “cuidar” de Belém com ações preventivas e repressivas à criminalidade.

Uma das primeiras ações da guarda foi a implantação do serviço 24h em praças públicas de Belém. O objetivo é garantir que o morador e o trabalhador, que precisam transitar pelas praças, possam fazê-lo com segurança em qualquer horário do dia sem temores. Mais de quinze praças que apresentavam um alto índice de criminalidade já foram ocupadas pela guarda.  E o morador se sente efetivamente mais tranquilo e começa a desenvolver uma relação mais próxima com o agente de segurança.

No Núcleo Cuida Belém, a Guarda desenvolve operações de reordenamento de feiras e ambulantes em diversos bairros da cidade. São ações de combate e prevenção ao comércio ilegal, como a apreensão de máquinas caça níqueis e mídias piratas. Essas operações contribuem concretamente para mudanças no ordenamento dos espaços públicos e buscam levar à legalização do comércio irregular. Tudo, na verdade, contribui para o desenvolvimento do município, seja do ponto de vista da ordem urbana, seja da prevenção e combate à criminalidade.

Depoimentos de moradores das áreas onde são realizadas as operações mostram que a população aprova as intervenções para a melhoria dos bairros e ruas da cidade. A proposta do Cuida Belém é também, pelo efeito demonstrativo das ações integradas e conjuntas, estimular a reflexão sobre conceitos arraigados sobre o papel de cada um na sociedade. O fato é que se todos – poder público, iniciativa privada e cidadão – cumprirem seu papel, contribuindo para mudanças positivas, é possível construir uma sociedade mais segura e justa.

As ações de fiscalização e apreensão contam com a parceria das Secretarias de Economia, do Meio Ambiente, de Saneamento e de Vigilância Sanitária e também da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Integração de setores do governo, mobilização cidadã e compromisso fazem toda a diferença quando a meta e melhorar a qualidade de vida da população. Belém vem fazendo isso.

Saiba mais sobre os programas sociais da Prefeitura de Belém em http://ww3.belem.pa.gov.br/

Marque um encontro virtual com nossos consultores para conversar sobre projetos de segurança cidadã de sua cidade.  Escreva para consultores@portalsocialdobrasil.com.br.

Consultor
Click a free day to apply for an appointment.
 
SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
SuMoTuWeThFrSa

Please check the appointment details below and confirm: