PROGRAMA PROPAZ
Responsável: Governo do Pará
Comentários desativados em PROGRAMA PROPAZ

A consolidação de uma cultura inclusiva e igualitária

O Programa Pro Paz já apareceu aqui no Portal Social do Brasil no tema Infância. Isso porque o programa tem uma visão abrangente sobre o combate à violência e a construção e consolidação de uma cultura da paz. Essa visão tem como premissa a atenção aos segmentos mais vulneráveis da população por meio da garantia de direitos e inclusão social.

Criado em 2004, no primeiro mandato do Governador Simão Jatene, e coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, o Pro Paz articula políticas públicas e desenvolve ações de garantia de direitos, combate e prevenção da violência e principalmente na disseminação junto a crianças, adolescentes e jovens da cultura da inclusão, do respeito à diversidade e da promoção por meio de ações concretas de inclusão.

unidade integrada propaz Pará - foto Paraemobras

Múltiplos projetos para diferentes realidades

Por meio da parceria com as diferentes políticas setoriais do governo, com governos municipais e também federal, com organizações não governamentais e a iniciativa privada, o Pro Paz alcança diversos públicos com uma série de ações, serviços e intervenções que impactam significativamente nos índices de violência no Estado do Pará. Os projetos e ações são formulados para atender às diferentes realidades e situações onde é preciso intervir para prevenir, combater ou sanar a violência.

 

Pro Paz nos Bairros

Atividades de esporte, lazer, cultura e arte em Pólos Pro Paz, que atendem aos bairros e regiões dos municípios paraenses. Oferece atividades para crianças e adolescentes moradores de áreas com índices altos de violência e busca mobilizar as comunidades no sentido de promover a inclusão e integração social.

Pro Paz Integral

Atenção integral a crianças e adolescentes em situação de violência com serviços médico, psicossocial, de defesa social e perícia legal, e atendimento interdisciplinar às vítimas e suas famílias.

 

Pro Paz Mulher

Serviço de atenção integral a mulheres em situação de violência, com atendimento médico, psicossocial, de defesa social e perícia legal.

 

Pro Paz Cidadania

Acesso a serviços de atenção às necessidades básicas do cidadão, com ações locais de emissão de documentos, assistência jurídica, atendimento médico e odontológico. A redução dos índices de subregistro de nascimento é um dos resultados mais significativos do Pro Paz Cidadania.

Pro Paz Juventude

Incentivo ao protagonismo juvenil, estimulando o papel do jovem como sujeito de direitos e parceiro na construção da cidadania.

Pro Paz nas Escolas

Incentivo ao protagonismo infanto-juvenil, estimulando a construção da Cultura da Paz e a aproximação da comunidade escolar do processo de ensino e aprendizagem.

Pro Paz Arte e Cultura

Criação, formação e circulação artística nas diversas linguagens, por meio de oficinas, cursos, laboratórios, exposições, circuitos, shows e espetáculos, voltados para crianças, adolescentes, jovens e artistas.

Pro Paz Infra

Revitalização e construção de espaços esportivos e sócios culturais nos municípios paraenses para a implantação de projetos e ações locais de Cultura de Paz.

Pro Paz Comunidade

Financiamento de projetos de geração de renda para famílias abaixo da linha de pobreza por meio de associações e cooperativas.

 

Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente – MOVER

Fortalecimento da Rede de Proteção a crianças e adolescentes por meio da integração dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Conselhos de Direitos e das organizações não-governamentais.

 

Unidade Integrada Pro Paz – UIPP

Unidade local que permite a integração dos serviços prestados por várias esferas públicas em um único equipamento, com o objetivo é estar mais próximo às comunidades e fortalecer as ações de prevenção à violência.

Saiba mais sobre os programas de segurança pública do Estado do Pará em www.segup.pa.gov.br/

Marque um encontro virtual com nossos consultores para conversar sobre projetos de segurança cidadã de sua cidade.  Escreva para consultores@portalsocialdobrasil.com.br.