CONSOLIDAÇÃO do SUAS
Responsável: Prefeitura de Blumenau
Comentários desativados em CONSOLIDAÇÃO do SUAS

Blumenau reunião com comunidade foto de Marcelo MartinsEm Blumenau, gestão social qualificada é realidade

A Prefeitura de Blumenau investiu com seriedade na consolidação das ações de desenvolvimento e proteção social no município. Em 2014, ampliou a rede com dois novos Centros de Referência da Assistência Social, CRAS, para a oferta de serviços e projetos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social administra oito CRAS, que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e oferecem Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

As unidades possibilitam o trabalho direto junto a moradores, fortalecendo ações públicas voltadas para crianças e adolescentes, jovens e serviços voltados para atendimento à terceira idade e pessoas com deficiência.

Os CRAS possibilitam um serviço fundamental para a rede de Assistência Social do município, constituindo a porta de entrada para diversas polícias públicas.

Além do CRAS, a Secretaria inaugura dois novos Centros de Referência Especializados de Assistência Social, CREAS, que garantem a implantação dos serviços de Proteção Especial. Os Centros vão atender a região norte de Blumenau, beneficiando 137 mil moradores e a região sul, onde 157 pessoas deverão ser beneficiadas.

A Proteção Social Especial requer projetos de proteção e promoção na medida em que atende famílias e pessoas que já tiveram seus direitos violados, seja por violência física ou psicológica, e casos de exploração sexual. Integram também ações voltadas para resolver situações de violação de direitos, o abandono, a negligência e o rompimento de vínculos familiares.

Tecendo a rede de proteção em Blumenau

Um Centro de atendimento à população de rua também integra a rede de equipamentos do município voltados especificamente para o atendimento aos segmentos mais vulneráveis, formado por aqueles que já perderam os vínculos familiares. O Centro faz a abordagem social, com uma equipe multidisciplinar que opera 24 horas por dia.  A equipe realiza uma busca ativa para identificar casos de violência e violação de direitos.

Nesse âmbito de violação de direitos, a equipe também se dedica à identificação de casos e ao combate ao trabalho infantil. Desde 2013, a Secretaria vem realizando um trabalho especial no fortalecimento do combate ao problema. O envolvimento de diversos atores locais, como instituições sociais, escolas, igrejas e principalmente a comunidade tem se mostrado fundamental para combater o trabalho de crianças e adolescentes.

Profissionais das Políticas de Assistência Social, Saúde e Educação, conselheiros municipais, entidades de assistência social, Comissão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Conselheiros Tutelares e moradores integram uma rede de informação, denúncias e serviços de prevenção e proteção.

A Secretaria de Desenvolvimento Social criou um setor de Gestão Social voltado para o acompanhamento sistemático da Política de Assistência Social e funcionamento do Suas, garantindo a responsabilidade do Estado na condução da Política.

Nesse sentido, a Prefeitura de Blumenau implanta o Programa de Gestão Social por meio de quatro metodologias:

  1. a) Monitoramento e Avaliação, que avalia e qualifica as ações da rede de serviços governamentais e não governamentais.
  2. b) Diagnóstico e Informação: que fornece informação como ferramentas de trabalho para o gestor da Política de Assistência Social
  3. c) Formação: que promove capacitações sistemáticas dos trabalhadores e usuários da Política de Assistência Social.
  4. d) Captação de Recursos: desenvolve projeto para obtenção de recurso estaduais e federais e também de organismos financiadores nacionais e internacionais.

 

Toda a ação tem como meta fortalecer e qualificar dos serviços prestados e a gestão democrática, participativa da Assistência Social.