CREAS – CONSOLIDAR A REDE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Responsável: Prefeitura de Franca
Comentários desativados em CREAS – CONSOLIDAR A REDE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Rede Pública de Garantia de Direitos em Franca

Os direitos existem, mas para que sejam garantidos é necessário um movimento permanente de construção e conquista”.

ações intergeracionais na CRAS da região sul de Franca

Em Franca, a prefeitura investe no fortalecimento e a consolidação do Sistema Único da Assistência Social, SUAS, como estrutura fundamental para o combate à pobreza e exclusão: garantir, todos os dias, o caminho da a inclusão social sustentável

A Secretaria de Ação Social tem cinco Centros de Referência de Assistência Social funcionando, um Ateliê da Família, o CREAS e o Abrigo Provisório Antônio de Carvalho, além dos Conselhos Tutelar, de Assistência Social, dos Direitos da Criança de do Adolescente, do Idoso, da Pessoa Com Deficiência e do Idoso.

O CREAS de Franca trabalha na articulação de uma rede de serviços e recursos que possam integrar e potencializar as intervenções junto ao público-alvo da Secretaria de Ação Social.

Um local de referência para quem busca a mudança

O CREAS está aberto a todos os segmentos da população, de crianças a idosos, incluindo pessoas com deficiência e todos aqueles que estão em risco social ou pessoal (como vítimas de violência doméstica, por exemplo).  O foco do trabalho é o fortalecimento da família como núcleo prioritário de proteção.

O Centro identifica as soluções, junto ao beneficiário, para a transformação de sua condição de vida, buscando garantir a retomada dos direitos que foram violados. Entre as diversas condições de privação e violação de direitos, a equipe do CREAS trabalha diretamente com situações de abandono e negligência de pessoas vulneráveis; abuso sexual, maus tratos físicos e psíquicos; cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua e trabalho infantil.

 

Serviços e ações

A Secretaria de Ação Social disponibiliza no CREAS diversas ações e serviços idealizados para atender as demandas da região onde está instalado.  Em Franca, o CREAS se destaca por uma ação voltada para mulheres em situação de privação social e também vítimas de violência. Existe um grupo de alcoólicos anônimos feminino, oficina de bijuteria para adolescentes e mulheres vítimas de violência; grupo de reflexão e apoio para mulheres que perderam a guarda de seus filhos, para mulheres com histórico de dependência química e ainda:

  • Atendimento a pais ou responsáveis por crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência.
  • Projetos de dança e música para crianças vítimas de violência, em situação de rua e/ou trabalho infantil.
  • Orientação e grupo de reflexão para pais e responsáveis por crianças e adolescentes em situação de rua e trabalho infantil moradores da região oeste.
  • Apoio a jovens para retorno ao ensino formal que inclui adolescentes que cumprem medida socioeducativa de liberdade assistida e crianças e adolescentes vítimas de violência e em situação de rua e trabalho infantil.
  • Projeto de Prevenção e Combate à Exploração Sexual para adolescentes.
  • Articulação e monitoramento da Rede de Serviços de Proteção Social Especial com entidades socioassistenciais.

Em Franca, a equipe do CREAS é formada por assistentes sociais, educadores sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos e advogados,

 

Centro de Referência de Assistência Social, CRAS

Franca conta com uma rede de CRAS presente, hoje em todas as regiões da cidade – norte, sul, leste, oeste e centro –, atingindo todos os bairros de cada áreaO CRAS articula a rede de proteção social de sua área de abrangência e oferece serviços de proteção social básica.

Conheça mais ações e projetos sociais da Prefeitura de Franca em http://www.franca.sp.gov.br/.

Entre em contanto com nossos consultores para tirar dúvidas e conversar sobre ações para a consolidação e fortalecimento do SUAS: consultores@portalsocialdobrasil.org.br.