SUAS GOIÁS
Responsável: Governo do Estado de Goiás
Comentários desativados em SUAS GOIÁS

 

Cidadania – Direitos Sociais e Trabalho – o SUAS em Goiás

 

O Sistema Único da Assistência Social, SUAS, em Goiás é coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), que foi criada em dezembro de 2014 absorvendo as funções da Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Social (Semira), da a Secretaria da Cidadania e Trabalho (Sect) e da área de Direitos Humanos:

 

Goiás atua de forma descentralizada em todos os seus municípios e inova na construção de tecnologias sociais que são importantes para o povo do estado, e devem ser vistas como referências para os demais estados do Brasil. Vamos conhecer alguns dos projetos que integram a rede:

Com o Balcão de Direitos, o estado garante o acesso dos segmentos mais vulneráveis da população a serviços essenciais como documentação civil básica e assistência jurídica. Quilombolas, indígenas, assentados, acampados, ciganos, população ribeirinha e beneficiários dos programas de transferência de renda constituem o público-alvo prioritário do Balcão de Direitos.

O Projeto atua intensamente no combate ao Sub-registro Civil de Nascimento, participando da campanha de mobilização nacional pela garantia da Certidão de Nascimento.

O Centro de Referência Estadual da Igualdade é um equipamento que fornece apoio jurídico e psicossocial às vítimas de violência, preconceito e discriminação, que estejam em situação de vulnerabilidade, sejam elas mulheres, negros, ciganos e demais etnias, população LGBTT e vítimas do tráfico de pessoas.

Jovem Cidadão é um programa para jovens de 16 e 17 anos que devem estar matriculados em uma escola regular. É um programa educacional remunerado para que os jovens possam se qualificar e capacitar.  A proposta é garantir oportunidades para uma inserção social que possibilite um futuro melhor.

Projeto Pão e Leite fornece auxílio nutricional às entidades da rede sócioassistencial para garantir a melhoria no atendimento prestado aos usuários.

Renda Cidadã criado pelo governador Marconi Perillo, em 2000, é um dos mais antigos programas de transferência de renda do Brasil. O foco é atender as famílias em situação de extrema pobreza e risco social e pessoal. A premissa é garantir condições básicas para a emancipação das famílias.

O Estado de Goiás está consolidando uma ampla ação de combate a extrema pobreza, garantia de direitos e busca ativa.  O estado busca a formação e fortalecimento de uma rede governamental e não governamental de proteção social. E vem avançando.

Em Goiás, o SUAS busca atender os jovens, as comunidades mais distantes e vulneráveis e as populações que vivem em total risco social, construindo caminhos e portas de saída da pobreza.

O modelo nacional da Gestão Diária da Pobreza é totalmente combatido no estado, pois todas as ações, projetos e programas estão formatados a partir do objetivo central de construir alternativas viáveis para a travessia da exclusão social para a inclusão social sustentável.

Como foi mencionado acima, é importante ressaltar que o programa de transferência de renda de Goiás foi criado em 2000, o que mostra, claramente, que o PSDB atua com a estratégia da transferência de tenda muito antes do PT afirmar que inventou este modelo de proteção social. E para o PSDB a renda é apenas o início de uma longa cadeia de ações de promoção e inclusão social.

O SUAS em Goiás se consolida dia a dia num esforço comandado pelo Governador Marconi Perillo que governou o estado de 1999 até 2006 e que volta ao governo, em 2011, mostrando sua preocupação real com uma política de assistência social libertadora e eficiente.

Vale destacar ainda que Goiás tem, no Congresso Nacional, uma das maiores defensoras na prática da Rede de Proteção Social, a Senadora Lúcia Vânia, que implantou o Benefício de Prestação Continuada, BPC e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PETI, uma referência na área social.

Entre em contato com nossos consultores para tirar dúvidas e conversar sobre os programas
e projetos da área de combate à pobreza. consultores@portalsocialdobrasil.org.br.