DESEMPREGO Comentários desativados em DESEMPREGO

A semana começa com a certeza de que o desemprego continua crescendo. O pior é não temos qualquer perspectiva de quando este enorme problema que invade as casas das famílias brasileiras vai acabar.

Quem disse que não mexeria nos direitos trabalhistas “nem que a vaca tussa” fez pior: conseguiu elevar o nível do desemprego no Brasil.

Entre os jovens a situação é mais trágica. Cerca de 20% dos jovens estão desempregados.

Com a queda do emprego fica mais do que comprovado que estamos mergulhando em uma profunda crise social.

Hoje homens e mulheres vão sair de casa com o currículo embaixo do braço, mas a crise é tão violenta que estão dispostos a qualquer vaga, a qualquer emprego, a qualquer oportunidade.

Hoje, homens e mulheres vão sair de casa em busca de uma chance; em busca de levar dignidade para suas famílias, e a grande maioria vai voltar para casa sem um “sim”.

Brasileiros que foram demitidos recentemente não conseguem agendar uma data para receber o Seguro Desemprego. O prazo para o agendamento é de no mínimo três meses!

O desemprego é o maior sinal de decadência política, ética, econômica e social.

E ainda teremos que encarar as consequências mais danosas do desemprego: a violência, o aumento da população de rua, o trabalho infantil e a profunda insegurança dos jovens sobre o futuro. Muitos jovens brasileiros começam a ter vontade de sair do Brasil. Não conseguem ter esperança sobre o hoje e muito menos sobre o amanha.

Hoje trabalhadores Sociais da Assistência Social terão que lidar com inúmeras desproteções sociais provocadas pelo desemprego.

O desemprego cresce e não conseguimos perceber uma reação do governo envolto em sua burocracia de 39 Ministérios para que sua primeira preocupação seja a retomada do emprego.

A vaca tossiu e direitos trabalhistas já foram retirados. O mais grave, no entanto, é o descaso do governo com o desemprego.

Equipe Portal Social do Brasil