Governo amplia Passe Livre Estudantil para 25 mil Comentários desativados em Governo amplia Passe Livre Estudantil para 25 mil

Goiás Agora – 17.01.2014

O governador em exercício, José Eliton, autorizou a ampliação do programa Passe Livre, de 8 mil para 25 mil vagas. O anúncio foi feito hoje, dia 17, durante café da manhã com representantes da juventude goiana, no Palácio das Esmeraldas. Eliton assinou também decretos, um que institui o Programa Escola de Líderes e outro criando o Conselho de Jovens Estudantes. Lideranças jovens, estudantes e pais, participaram do evento.

Governador.Fotos_Rodrigo-Cabral_07

“Entendemos que só se constrói um futuro dando condições para que o jovem possa consolidar sua formação intelectual”, disse Eliton. Ele aproveitou o momento para refletir sobre o papel da juventude como agente transformador, que questiona, debate ideias e contribui com o Estado na concepção de políticas públicas em prol de uma sociedade mais democrática. “Não é dando ‘rolezinho’ que se constrói um futuro melhor, é na mesa, no debate, com preparo e qualificação,” pontuou. A ampliação representa um custo a mais de R$ 1 milhão para o Estado, que agora aplica R$ 1,5 milhão, por mês no Passe Livre.

O superintendente da Juventude, Leonardo Felipe, aproveitou seu discurso para listar os programas sociais do governo que são voltados para os jovens, como Bolsa Futuro, Poupança Aluno, Bolsa Universitária e Portas Abertas e Escola de Lideres, na área de educação e qualificação profissional; Meninas de Luz da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), no auxilio e orientação de adolescentes grávidas; e os festivais de Teatro de Porangatu, Canto da Primavera e Fica, na área de cultura. “Dar conhecimento é emancipar o jovem”, sintetizou.

Durante o café da manhã, Leonardo fez um levantamento dos avanços conquistados pela classe jovem durante o ano de 2013: a consolidação da Escola de Líderes e o início do programa Portas Abertas, que tem como parceira a empresa de telefone OI, com seis mil vagas para o primeiro emprego. Destacou ainda a importância da finalização da pesquisa que definiu o Índice de Vulnerabilidade Juvenil em Goiás e avaliou a vulnerabilidade dos municípios goianos.

Saiba mais
· Os interessados em conseguir o Passe Livre Estudantil devem fazer a inscrição em uma unidade do Vapt Vupt da Região Metropolitana de Goiânia. Alunos já contemplados devem renovar o benefício e os cadastrados em 2013 devem fazer o recadastramento. O prazo para regularização é até 7 de março.

·O Programa Escola de Líderes foi renovado para o ano 2014 e tem como objetivo discutir política, cidadania e direitos humanos com alunos da rede estadual de ensino, além de fornecer cursos visando participação política e o empreendedorismo;

·O Conselho de Jovens Estudantes tem caráter consultivo com o propósito de articular a classe estudantil para o debate de temas que envolvam a juventude goiana. Está ligado ao Conselho Estadual da Juventude e contará com acompanhamento da Superintendência da Juventude.

– See more at: http://www.goiasagora.go.gov.br/governo-amplia-passe-livre-estudantil-para-25-mil/#sthash.f5yopjLT.dpuf