Presídio do Agreste terá seu primeiro ano letivo escolar Comentários desativados em Presídio do Agreste terá seu primeiro ano letivo escolar

Agência Alagoas – 19.03.2014

A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) acredita que a educação é um dos caminhos para ressocializar. Com isso, dará início ao primeiro ano letivo do Presídio do Agreste. A cerimônia de abertura acontecerá na quinta-feira (20), a partir das 10 horas, no Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano.

Para este ano letivo serão formadas, inicialmente, duas turmas com 40 alunos em cada uma. Os custodiados participarão da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos turnos matutino e vespertino.  Os alunos serão capacitados pela Secretaria de Municipal de Educação de Girau do Ponciano.

Durante o evento, haverá uma benção feita pelo coordenador do Núcleo de Assistência Religiosa da Sgap, pastor Francisco Pereira. Além disso, acontecerá uma palestra sobre a sensibilização educacional prisional ministrada pela professora Luli Pimenta. O evento reunirá servidores e gestores da Sgap, representantes do Poder Judiciário e da Secretaria Municipal de Girau do Ponciano.

 

Assistência Educacional

A educação tem um papel fundamental no processo de reintegração social dos apenados. Tendo isso em vista, a Sgap tem feito muitos esforços para a formação de parcerias que possam contribuir para a oferta de um ensino de qualidade para os reeducandos alagoanos.

Atualmente, 335 custodiados estão matriculados no ensino formal no Sistema Penitenciário Alagoano. Cento e noventa e dois reeducandos participam de cursos de qualificação profissional, ofertados em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de (Ifal), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No total, a assistência educacional atende a 17,7% da população carcerária, número destaque quando comparado à média nacional, que é de 10,02%.