VIVA COMUNIDADE É CONTEMPLADO COM PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO EDIÇÃO 2014 Comentários desativados em VIVA COMUNIDADE É CONTEMPLADO COM PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO EDIÇÃO 2014

Governo de Roraima – 18.03.2014

O Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Construindo a Nação 2014, organizado pelo Instituto Cidadania Brasil em parceria com a Confederação Nacional da Indústria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e Operação e pelo SESI.

O título reconhece instituições de ensino, públicas e privadas, que desenvolvem ações práticas para solução de problemas da comunidade onde suas unidades estão inseridas. O Prêmio foi concedido ao projeto “Inclusão no Mercado de Trabalho e no Ensino Superior”, desenvolvido pelo Viva Comunidade.

Na iniciativa apresentada ao Instituto, está discriminado todo o trabalho realizado na Instituição, responsável pelo encaminhamento da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho e ensino superior. A Unidade também incentiva seus usuários a participarem de cursos profissionalizantes e oficinas, como forma de promover a inclusão social.

“Para mim, em especial, criar o Viva Comunidade foi um presente de deus, uma inspiração divina me mostrando que as pessoas com deficiência precisam apenas de oportunidade, precisam de pessoas que vejam com o olhar mais atento, se despindo de qualquer preconceito, pessoas que acreditem que a maior deficiência não está em corpos muitas vezes disformes, em mentes que tem outra visão de mundo, mas que a maior deficiência é aquela que nos impede de encontrar nas limitações, novas rotas, novos caminhos, novas possibilidades”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.

A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (17).

ENCAMINHAMENTOS – Conforme dados do Viva Comunidade, em 2013, onze pessoas com deficiência foram encaminhadas ao ensino superior e 26 ao mercado de trabalho. Além disso, seis de seus usuários participaram de cursos de capacitação, ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e 33 pessoas atendidas na Unidade foram qualificadas.

Entre as capacitações ofertadas, estão: relações humanas, atendimento ao público, programador de computador, auxiliar administrativo, cuidador escolar, relações interpessoais, auxiliar de recreação, auxiliar de faturamento, curso de braile, entre outros.

O Viva Comunidade oferece, atualmente, atendimento especializado para cerca de 700 pessoas com deficiência nas áreas de educação especial, estimulação precoce, saúde, artes e desporto. Elas são acompanhadas por uma equipe multiprofissional com mais de 200 servidores.

OUTROS PRÊMIOS – Em abril de 2013 o Viva Comunidade recebeu o certificado de menção honrosa do Prêmio Construindo a Nação, edição 2012-2013, por conta do projeto “A inclusão que dá certo”.

Ainda em 2013, em novembro, o Viva Comunidade foi uma das iniciativas contempladas com o prêmio Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social do Instituto Ambiental Biosfera, edição 2012. A cerimônia de premiação foi realizada no Rio de Janeiro (RJ) e contou com a participação de várias instituições públicas e privadas.

Em dezembro de 2013, o Viva Comunidade recebeu, durante o 12º Seminário Binacional de Gestão Pública, realizado em Portugal, o “Diploma de Destaque Luso-brasileiro em Gestão Pública” e a “Medalha de Destaque Luso-brasileiro em Gestão Pública” pelo trabalho desenvolvido na Rede Viva.

No mesmo mês, a secretária Shéridan de Anchieta também foi homenageada com uma placa e um certificado de reconhecimento pelo trabalho de excelência desenvolvido no Viva Comunidade, durante I Congresso Internacional sobre Intervenção Social e Educativa em Grupos Vulneráveis, realizado na cidade de Almería, Espanha.